sexta-feira, 9 de outubro de 2009

minha pergunta


Neste blog eu vou fazer uma pesquisa para saber a primeira pessoa a existir na terra..

6 comentários:

  1. Oi, Priscilla,
    Seu blog está bonito.
    Sua pergunta inicial deve ter a interrogação
    (? )
    Ex.:Quais foram os primeiros povos a habitar a terra?
    Bjs
    Minage

    ResponderExcluir
  2. Querida Priscilla,
    Postar suas perguntas secundárias,
    Hipóteses para as perguntas.
    Não esqueça de ler sobre o tema fazer um resumo e postar no blog.
    Bjs
    Minagé

    ResponderExcluir
  3. Pense um pouco, jovem. Se houve um primeiro ser humano na terra, quem foi que o gerou? Com quem ele procriou? Podemos ler a Bíblia e pronto, você terá respondidas todas essas perguntas, mas... Será que sua sede de conhecimento será saciada com a explicação singela, perfeita, pura e... produzida entre 3500 e 4000 anos atrás. Não, as Escrituras Sagradas não são um museu de mentiras e ponto final. Seus escritos, quando falam sobre a criação do homem, falam em linguagem figurada, voltada para o leitor semi-nômade, que cultuava deuses diversos ou animais, e que começava a questionar-se sobre seu lugar no mundo que o cercava. Era necessário por um freio aos anseios algo perigosos desse povo e, então, com o passar dos séculos, toda uma tradição que tentava explicar a origem do homem ao mesmo tempo que o punha em contato com o poder de uma divindade todo-poderosa, porém imcompreensível ainda, foi sendo desenvolvida. Ela explicou para aqueles indivíduos semi-selvagens os princípios da moral humana e serviu-nos através dos milênios. Mas, no momento em que ensaiamos nossos primeiros passos fora deste mundo, tateando o Universo, tornou-se necessário buscar explicações mais sensatas do que "barro" e "costelas".
    Você terá dificuldade em encontrar a resposta para a suas indagações porque, se conseguir, terá ganho o Prêmio Nobel da Antropologia.
    Sua pergunta é semelhante às feitas pelo homens através dos séculos: "Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos? E porque estamos aqui?" Para tentar responder a essas questões quase insolúveis, o espírito humano tem buscado respostas em todas as épocas da história humana, cada vez indo mais para trás no tempo...
    Em algum lugar no passado, li que, ao tomar conhecimento sobre os fosseis que começavam a aparecer na Europa, na Idade Média, a Igreja declarara que estes eram refugo da criação divina, ou seja, nunca teriam vivido. Bem, é claro que se fosse assim, teríamos que admitir que Deus cometeu um erro e, tenho certeza, que quem escreveu isso já não teria crédito nem mesmo no Vaticano, caso ainda vivesse. Por isso é que acreditar, pura e simplesmente, em um sujeito feito de barro e uma mulher feita de sua costela vai contra toda e qualquer lógica racional e não alimenta a nossa sede de conhecimento (e espero que a sua também!). Deus, tenho certeza, pode fazer melhor que isso!
    (Segue...)

    ResponderExcluir
  4. (...seguimento)
    As primeiras pesquisas sérias sobre fósseis humanos datam de 1856, quando foram encontrados restos fossilizados num vale do Rio Düssel, próximo à cidade de Mettmann, Alemanha, chamado Vale de Neander. Os restos ali encontrados foram chamados, então, de Homo Neandertalensis ou Homem de Neandertal e calculou-se que teria entre 120.000 e 300.000 anos de idade. Também houve descobertas nas proximidades de uma cidade francesa, de nome engraçado, chamada Cromagnon, ou Cromanhon, você pode pesquisar a respeito se for de seu interesse. As pesquisas avançaram e, no século XX, chegou-se à África onde, no vale Olduvai, onde foram encontrados vestigios do Australopithecus afarensis, que teria uns 3.500.000 anos e andava ereto, ou seja, de pé e, se você quiser saber mesmo algo mais, procure referências sobre LUCY na internet e em seus livros da Biblioteca, caso seja possível. No momento, fala-se muito de restos de outro ser, que foram encontrados por volta da década de 1980,ainda na África, e que teriam a pequena idade de 4.400.000 anos e que foi chamado de Ardhipithecus ramidus. Sobre esse novo ser, você pode encontrar mais dados também na Net e, para que isso não fique parecendo uma mera cópia, você pode também, verificar onde se acredita que o Homem se originou e por quê (Uma dica, não foi entre os rios Tigre e Eufrates)
    Bem, por último, compreenda que nós não descendemos de macaco nenhum; isso é coisa que vem da cabeça daqueles que procuram incentivar nas escolas de todo o mundo que a Teoria da Evolução é um pecado contra Deus e que a Teoria do Criacionismo é que deve ser levada a sério, mesmo que sem argumentos lógicos e palpáveis. Quando alguém tenta me mostrar que não sou um bom cristão porque não acredito realmente na história bonita do cidadão nú, feito de barro, que dava nomes aos animaizinhos, e que teria sido posto no mundo com sua mulher-costela lá por volta de 7.000 A.C., eu lhe pergunto onde andariam os outros povos que, por esta mesma época andavam por toda a Europa em grupos nômades caçando e lutando uns com os outros. Se eram todos, como nos dizem, filhos de Adão, o qual mal havia nascido, então a senhora Eva teve uma prole gigantesca e muito brigona entre sí e, como mal haviam saído do Paraíso, outra coisa a coitada não fazia a não ser por filhos no mundo.

    Pense nisso, critique, estude, aumente seus horizontes e progrida sempre, PRISCILA.

    SUCESSO, PAZ E AMOR DO MESTRE, AGORA E SEMPRE PARA VOCÊ E TODOS OS SEUS COMPANHEIROS E MESTRES.

    JANGALMAN (South Man)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Priscilla.

    Seu trabalho já trouxe excelentes colaborações do internauta jangalman,que dessa vez caprichou.
    Aliás adorei sua intervenção.
    Pricilla, embora essa leitura é bastante complicada, dê uma lida na 2ª parte do texto do jangalman e tente pesquisar sobre LUCY e fazer um resumo sobre o mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Jangalman.

    Estamos contentes com suas participações nos blogs dos nossos alunos. Seja bem vindo.
    Sandra Minagé.

    ResponderExcluir